Drone registra 'explosão' de guarás-vermelhos no céu no litoral de SP; ASSISTA
09/08/2025
(Foto: Reprodução) Drone registra 'explosão' de guarás-vermelhos em Bertioga, SP
Um bando de guarás-vermelhos (Eudocimus ruber) foi filmado por um drone em Bertioga, no litoral de São Paulo. O vídeo mostra o momento em que as aves saíram para voar ao mesmo tempo, protagonizando uma 'explosão' que cobriu o céu nas proximidades dos rios Jaguareguava e Itapanhaú.
O responsável pelo registro foi o piloto profissional de drone, Guilherme Peres, de 44 anos. Ele contou ao g1 que foi convidado para conhecer a região pelo amigo de infância, Bruno Guazzelli Filho, de 47. Ele é o monitor ambiental responsável pela Jaguareguava Ecoturismo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Guazzelli explicou que sempre fica nas proximidades dos rios para acompanhar ornitólogos [especialistas em aves] e promover passeios em canoas. Por este motivo, ele começou a perceber a presença de guarás-vermelhos na região e logo encontrou o dormitório deles.
"O Bruninho sabia o horário exato. Ele falou: 'Entre 6h27 e 6h29 da manhã, eles levantam' e é exatamente o que acontece. Então, previamente eu já estava muito bem posicionado para captar esse momento", explicou o piloto e administrador da página Drone Bertioga.
Drone registra 'explosão' de guarás-vermelhos em Bertioga (SP)
Guilherme Peres/Drone Bertioga
Peres acrescentou que usou uma câmera com zoom para deixar o drone mais alto que as aves. "[O objetivo era] não espantar e não iniciar a revoada deles antes do horário normal", explicou.
De acordo com o monitor ambiental, o drone captou aproximadamente 400 guarás de um bando de quase 600 indivíduos. O vídeo foi gravado no dia 23 de junho, mas voltou a repercutir na última semana após a dupla de amigos publicar as imagens nas redes sociais.
"É um privilégio poder acompanhar este pássaro magnífico e lindo. Pensar que muitos observadores de aves vão à Amazônia procurar este pássaro, e em nossa riquíssima Mata Atlântica temos ele também", afirmou Guazzelli.
Drone registra 'explosão' de guarás-vermelhos em Bertioga (SP)
Guilherme Peres/Drone Bertioga
Guarás em Peruíbe
Em outra ocasião, em Peruíbe, especialistas colocaram bonecos idênticos aos guarás-vermelhos e conseguiram atrair um bando de mais de 400 indivíduos. O ornitólogo Bruno Lima explicou ao g1 que a espécie sai de Cubatão (SP) e vai em direção ao litoral sul do Brasil.
Desde 1500, de acordo com Bruno, a espécie era recorrente em todos os manguezais do Brasil. A caça, o desmatamento e o aterramento para construção fizeram com que muitas áreas ficassem perigosas para as aves.
O retorno da ave teve o auxílio da criatividade de especialistas, que usaram os bonecos para atrair o próprio instinto das aves que vivem em bandos. "A gente só deu um empurrãozinho para eles [guarás-vermelhos] colonizarem um território que já era deles", afirmou o especialista.
Guarás-vermelhos no Rio Jaguareguava, em Bertioga (SP)
Bruno Guazzelli Filho
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos