Rua inclina e casas ficam com rachaduras após construção de condomínio na Grande BH
09/08/2025
(Foto: Reprodução) Moradores de Contagem temem quedas de casas após surgimento de rachaduras
Moradores do bairro Maria Conceição, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, relatam que ruas e imóveis começaram a apresentar rachaduras depois que um lote foi desaterrado para a construção de um condomínio. Nas últimas semanas, uma rua ficou inclinada e precisou ser interditada.
Na via localizada atrás do empreendimento, as trincas nas casas aumentam a cada dia. O aposentado Darcy Vieira contou que ficou com medo depois de perceber que a varanda da residência inclinou. As rachaduras se espalharam por todo o imóvel.
"A gente não sabe o que pode acontecer. Amanhã a gente pode levantar e estar tudo no chão em cima da gente. É um perigo isso aqui", disse.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
Na semana passada, o muro do condomínio desabou. A Defesa Civil interditou parte da estrutura, e duas ruas precisaram ser fechadas.
A aposentada Maria Auxiliadora Moreira teme que as casas comecem a desabar: "Agora, infelizmente, a gente não tá podendo dormir com a situação que tá passando. Se vier a chuva, provavelmente essa rua vai acabar de descer."
Montagem mostra rua que inclinou, rachadura em casa e muro que caiu após construção de condomínio no bairro Maria Conceição, em Contagem, na Grande BH
Reprodução/TV Globo
Defesa Civil e investigações
A Defesa Civil informou que identificou problemas estruturais e risco de novo desabamento do muro. No entanto, segundo o órgão, as casas não apresentam risco iminente, mas os moradores devem monitorar a situação.
A Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, informou ter encontrado e reparado um vazamento de água na região e que fará perícia no local.
A administração do condomínio informou que as rachaduras são antigas, anteriores à obra, mas que contratou uma empresa para perícia. A TV Globo procurou a construtora, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.